2018

ARMÁRIO-CÁPSULA: APRENDA A MONTAR O SEU!

13:01


Você já teve a sensação de que não tem nada para vestir mesmo com o armário cheio e, por mais que compre roupas novas...

...esta sensação só aumenta? 


Isto acontece, não por falta de roupas novas, mas por não saber combinar as roupas que já temos. 

Para nos ajudar a solucionar este problema, foi criado o conceito do armário-cápsula (ou Capsule Wardrobe).



Susie Faux, em meado dos anos 70, definiu o armário-cápsula como....
Um exemplo desse tipo de peça é a clássica camisa branca de botões!


Este conceito começou a fazer sucesso em 1985, quando a estilista Donna Karan lançou uma coleção composta por apenas 7 peças que se complementavam. Depois do sucesso deste conceito, começaram a surgir diversas ideias de armário cápsula.



Armário-cápsula é uma técnica que consiste em escolher uma quantidade limitada de peças para vestir durante um tempo determinado, sem comprar nada novo, apenas criando combinações com as peças existentes.



1- Pense na estação do ano em que estamos e o clima da sua região.

2- Defina o seu número limite de peças: A quantidade de roupas pode variar entre 15, 30, 45 ou a quantidade que você achar melhor. Tente não ultrapassar 50 peças, pois já perde um pouco o sentido do conceito. 

3- Defina uma paleta de cores

4- Lembre-se que você usará estas peças durante toda a estação, por isso, escolha peças versáteis, úteis e que combinem com a estação atual. 

5- Escolha peças que ajudem a montar o maior número possível de combinações. Cada parte de baixo, por exemplo, deve ter outras 5 partes de cima que combinem. Caso não faça combinações suficientes, você pode substituir a peça de baixo ou notar que precisa adquirir uma peça que realmente não tem.

6- Ao escolher as peças, leve em consideração seu estilo de vida e compromissos.

7- Priorize os modelos/padrões básicos e clássicos, que combinam com tudo: camisa branca, t-shirts, jeans, calça preta, blazer, listras, xadrez, poá, entre outros.

8- Guarde separadamente as peças não-selecionadas: Mantenha em local separado as peças que você não selecionou. Em cima do armário, por exemplo.

9- Cerca de duas semanas antes do início da nova estação, repita este processo para selecionar as peças que usará na estação que vai chegar e planejar suas compras no caso de precisar comprar alguma peça que precisa.

10- Não esqueça de tirar fotos de todas as composições que fizer, para usar como catálogo.


Este é um check-list com peças básicas do guarda-roupas feminino, mas você pode adaptá-lo de acordo com o seu estilo/necessidade.

Confira estas inspirações de armário-cápsula e monte já o seu!
























Poderá gostar também de:

0 comentários