2017

FLOR DE LAPELA: Por que e como usar?

14:53

A tradição de os noivos usarem flor na lapela surgiu durante o noivado do príncipe Albert com a Rainha Vitória no século 19. Tendo ele recebido da sua amada um pequeno ramalhete com suas flores preferidas e não sabendo onde guardá-lo, abriu, com um canivete, um pequeno corte na lapela do seu paletó. Nesta abertura, colocou o ramalhete para lembrar da sua noiva cada vez que sentisse o aroma das flores.

A partir daí, a casa na lapela do paletó passou a ser indicada nos alfaiates da época e, desde então, se tornou uma tradição para os noivos usarem no dia do casamento. 

A flor na lapela, também chamada de boutonnière, é um símbolo de romantismo e elegância, muito usado para dar um toque especial ao visual e diferenciar noivo e outros homens que participam do cortejo – pai do noivo, padrinhos, etc.–  dos demais convidados.

COMO USAR:

A flor na lapela é usada no lado esquerdo do traje, independente se o traje for um fraque, meio fraque ou terno. Normalmente o paletó possui um pequeno orifício na lapela (justamente para esta finalidade) e é na altura demarcada que a flor precisa ser presa. É importante prender com um pequeno broche ou alfinete, e nunca deixar apenas "encaixada" na abertura de modo que fique frouxa ou pendurada.

BOLSO OU LAPELA?

A flor deve ser presa na lapela, nunca no bolso. No bolso é recomendado colocar apenas um lenço elegante. No entanto, é importante escolher apenas uma opção. Se usar a flor na lapela, descarte a possibilidade do lenço no bolso. Se usar o lenço no bolso, dispense o uso da flor.

INSPIRAÇÕES:

A flor mais comum utilizada pelos noivos é o cravo branco. No entanto, não é uma regra. Combinar a flor da lapela com  o buquê da noiva é super atual e elegante. Confiram as inspirações que separamos:





Poderá gostar também de:

0 comentários