2017

Lista de convidados: Por onde começar?

20:41

Um dos itens mais importantes (e difíceis) no que se refere aos preparativos do casamento é a montagem da lista de convidados, não é verdade? Você e o seu noivo decidiram montar a lista e não sabem por onde começar? Fiquem ligados nesta matéria, que trouxemos diversas dicas uteis para ajuda-los. 

Definam primeiro o tamanho do casamento:

Antes de começar a lista, vocês já precisam ter em mente qual será o limite de convidados, estilo do casamento e verba disponível para arcar com os custos do casamento. Alguns casais optam por arcar sozinhos com as despesas, em outros casos, as famílias dos noivos decidem contribuir também. Levem todos estes aspectos em consideração.

Dividam a lista em 4 grupos:

Já definiram o tamanho do casamento e quantas pessoas convidarão? Agora distribuam estes nomes em 4 grupos:

Grupo A -  Incluam as pessoas que são extremamente importantes, aqueles que vocês jamais casaria sem eles.

Grupo B - Tias, tios, primos e amigos de escola com quem vocês ainda mantém contato.

Grupo C - Colegas de trabalho, amigos dos seus pais, vizinhos.

Grupo D - Primos e tios distantes, amigos que perderam o contato. Caso seja necessário fazer cortes na lista, priorize a exclusão de pessoas deste grupo.

ATENÇÃO!

Às vezes os pais dos noivos tem suas próprias listas de convidados, e é preciso deixar as coisas claras para as duas famílias logo de início. Geralmente cada família convida a metade dos convidados, mas isto não é uma regra. Se vocês estão arcando com o casamento, podem optar por dividir o número de convidados em 3 partes (convidados da família do noivo, convidados da família da noiva, convidados do casal) ou decidam entre si qual a forma mais viável de fazer essa divisão.

AMIGOS SOLTEIROS: 

Se vocês possuem amigos solteiros, tenham em mente que eles poderiam querer levar um acompanhante. Seria indelicado pedir para que fossem sozinhos, por isso, inclua sempre esta pessoa extra na lista.

CRIANÇAS:

Dependendo da ocasião, alguns pais convidados optam por não levar as crianças, outros não tem com quem deixar os pequenos e "vetar" a presença das crianças no evento pode pegar mal para os noivos. Caso na lista tenham muitas crianças, providenciem contratar recreadores infantis e reservem um cantinho na festa para acomodá-los. Assim, as crianças se divertirão e os pais não ficarão chateados.

COLEGAS DO TRABALHO:

Se vocês trabalham em locais com pouquíssimas pessoas, vocês provavelmente conhecem todos eles, e provavelmente até já conversaram com eles sobre os preparativos do casamento. Em casos como este, o ideal é convidar a todos. Já se vocês trabalham em empresas grandes, podem optar por não convidar ninguém ou convidar apenas os mais próximos (lembrem-se de incluir  um acompanhante para cada colega de trabalho que é casado). Considerem convidar os chefes apenas se  a relação entre vocês não for apenas formal.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:

Se vocês não mantem contato com pessoas do passado há muito tempo, não é necessário convida-los. Não se sintam "em dívida" com eles apenas porque eles convidaram vocês para o casamento deles.

Não cedam à pressão dos seus pais para incluir na lista pessoas que eles conhecem e vocês não. 

Antes de incluir qualquer pessoa na lista, pensem se o convidado em questão significa algo para vocês e farão parte da vida do casal no futuro. Sigam suas intuições e, com certeza, vocês escolherão pessoas muito especiais e que serão essenciais neste momento tão importante da vida do casal.

Poderá gostar também de:

0 comentários