Renata Venturini, blog: A HISTÓRIA DO POÁ

Páginas

A HISTÓRIA DO POÁ


Boa tarde meninas!!!
Hoje nós lançamos a nova Coleção BONJOUR PARIS

Vocês viram que ela tem uma marca: o POÁ!



A maioria das peças são confeccionadas com tecidos de poá, mas por que?
De onde nós tiramos esta ideia?!
É nesta matéria que vamos contar tudinho para vocês!



Nos anos 50 este tecido de bolinhas era uma verdadeira febre. Conhecido como petit-pois, polka dot ou poá eles consagraram os looks das pin-ups que era não só sensuais mas também muito divertidas. O grande ícone desta  geração era a nossa sempre linda e inspiradora Marlyin Monroe






O primeiro registro do termo “polka dot” apareceu em 1854 na revista literária Yale, Volume 122, página 7. No entanto, o uso e a origem desta padronagem (minha preferida), o poá, surgiu muito tempo antes…






Bolinhas tornaram-se comuns na roupa no final do século XIX no Reino Unido, e as pesquisas indicam que a estampa ficou popular com a chegada de imigrantes do leste europeu na América também no sec. XIX. 

Eles trouxeram a Polka, uma dança de origem polonesa muito animada e que fez muito sucesso na época (o pós guerra foi uma época de descontração, prosperidade e alegria) e os movimentos circulares dessa dança animada inspirou a criação da estampa.






Há ainda quem atribua a paternidade da estampa ao produtor cinematográfico Walt Disney, pois a personagem Minnie Mouse foi criada em 1928 e ele queria algo diferente das listras e xadrezes (que “bombavam” nos catálogos de moda da época) e a ratinha ficou mundialmente famosa com sua roupinha maravilhosa de poás.



Fonte: http://www.acordabonita.com/2013/06/com-a-bola-toda-a-historia-da-estampa-de-poa-na-moda/




Dos anos 50 para cá as bolinhas ganharam os guarda-roupas das mulheres e nunca mais saira de moda. Mesmo que acabem sendo taxadas como estampas antigas e que só cabem nas peças das vovós e tiazonas, os estilistas provam que isso é absolutamente errado. 







Quem tem um estilo mais romântico com certeza tem uma peça de poá na gaveta. E até as meninas mais cools adoram combinar esta estampa em acessórios, vestidos, saias.
Na verdade, nós chegamos à conclusão que o POÁ é tudo de bom!!! 

Nossa Coleção é limitada, por isso aproveitem e escolham já a sua peça de Poá favoria do Ateliê Renata Venturini. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário