entrevistas

Quarta Mixxx ...

16:36

Olá queridas !!

Como eu amooooo esse post de quarta- feira...são tantos assuntos interessantes !!!
Hoje a entrevista é com a Helô Rached, ela é uma fofa, 
sempre prestativa em tudo !
Ela mora em Campinas e trabalha em São Paulo, e em meio ao corre corre do dia a dia, ela conseguiu responder tudo bem rapidinho, 
sempre eficiente né Helô ?? rs...   
Só aumentou o meu desejo de fazer uma consultoria haha,
 só falta um tempinho (a parte mais difícil... rs) ...

Vamos lá...


1-Com quantos anos entrou na faculdade ? E quais cursos fez ?



Eu entrei na faculdade em 2005, em Negócios da Moda, na Universidade Anhembi Morumbi(São Paulo) eu tinha 18 anos, junto com a faculdade cursei 3 semestres extras de planejamento e desenvolvimento de produto, que funcionava como uma especialização dentro do curso. Me formei no final de 2008. Depois disso fiquei um ano só trabalhando e decidi emendar uma pós, fui fazer MBA em marketing.



2-Por qual motivo escolheu fazer esse curso ? Tinha algum sonho ?
 Eu costumo dizer que penso que era meu destino trabalhar com isso mesmo, pois sempre trabalhei com moda. Meu primeiro emprego foi em uma loja no shopping, eu só tinha 16 anos e resolvi trabalhar nas férias e juntar um dinheiro, ai acabei ficando lá por oito meses! rs. Foi ai que comecei a ter contato com roupas, vitrines e etc, além disso sempre gostei de moda, sempre gostei de saber sobre roupas, de transformá-las, de pensar em algo novo. Eu sempre fui bastante criativa, acho que a moda veio de encontro a essa vontade de pensar em algo novo que sempre tive desde criança.


3-O que mais gostou no curso e despertou o desejo de atuar como profissional ?

O curso de moda no geral é divido em dois grandes campos: criação e negócios. A parte de criação engloba estilismo e modelagem e a parte de negócios toda a parte de gestão, planejamento e marketing. Já entrei na faculdade querendo ir mais para o lado de negócios da moda mesmo porque, por mais que eu sempre tenha sido bem criativa e gostasse de mudar algumas roupas minhas, sempre gostei mais de pensar na coisa toda do que propriamente desenvolver. Eu sou uma apaixonada por planejamento de produto, que foi a área que decidi seguir depois que tive mais contato durante a faculdade. Você faz toda a análise do publico-alvo, analisa o mercado, as tendências, o que é viável ou não tanto financeiramente quanto para o público que atinge.


4-Como é o mercado de trabalho para a sua profissão ? Onde trabalha?

Atualmente o mercado para a área de moda está bem aquecido, mas ainda assim é um segmento que esbarra muito na ilegalidade e também no fato de muitas pessoas que não têm formação na área disputarem o mesmo mercado. Mas acho que de uns anos pra cá as pessoas tem começado a entender que moda hoje em dia é um negócio lucrativo que movimenta milhões por ano e que emprega muita gente no país e que não dá para encará-la como uma coisa sem importância, isso fez com que até mesmo o governo passasse a olhar com mais carinho para o setor, o que abriu muitas portas para estes profissionais. Eu trabalho no Walmart, no departamento de moda, hoje trabalho especificamente com roupas infantis na área comercial ( que engloba todo o desenvolvimento, negociação e vendas), hoje estou mais focada na área operacional, mas já atuei antes no Walmart com desenvolvimento de produto licenciados e controle de qualidade. 


5-Como funciona o desenvolvimento de um produto/coleção ?

Hoje para se desenvolver um produto/ coleção dentro de uma empresa de grande porte por exemplo, você precisa envolver várias áreas no processo mas basicamente funciona assim: você faz a pesquisa de tendências e estas são adaptadas ao seu publico ( aqui é necessário filtrar o que é viável ou não para o negócio) , depois é necessário se fazer um planejamento de coleção ( com base nas vendas anteriores saber quantas peças será necessário ser desenvolvidas e como serão distribuídas ao longo da estação), depois os modelos são desenvolvidos, aprovados e precificados ( de acordo com o público que atinge também) e então serão fabricados e entregues nas lojas.


6-Teve algum momento que viveu (ou vive) um grande desafio ?

Acho que meu maior desafio foi ter ido para o Walmart, nunca imaginei trabalhar com moda em hipermercado, é um desafio enorme, principalmente porque no Brasil as pessoas ainda tem muito preconceito em comprar roupas neste formato de varejo. Você tem que ter os mesmo produtos que varejos especializados em moda com um preço bem menor, é bem trabalhoso....


7-O cursou mudou o seu estilo ?

Um pouco mudou sim, não sou super fashion nem nunca fui, aliás sou mais básica. Acho que a faculdade me deu conhecimento para poder ousar de vez em quando e aprender principalmente a combinar peças entre si. Percebo que hoje por exemplo, quando compro roupas, automaticamente já penso com tudo que ela vai combinar e sempre opto por aquilo que combina com o maior número de coisas possíveis. Também sinto mais confiança em usar coisas mais fashion quando tenho vontade. Mas na maioria das vezes como vejo muita roupa o tempo todo tem horas que canso e ai prefiro seguir uma linha mais básica com um ou outro detalhe diferente, no geral, um acessório...


8-Deixe alguma mensagem para quem está desejando estudar moda ou negócios da moda...


Quem sonha em fazer moda deve ter bem claro na cabeça que o curso é bem puxado e que o trabalho também. Não adianta somente gostar de desenhar e de comprar roupas, tem que estar disposta a entender todo o processo, inclusive a parte financeira, já que é um mercado que movimenta muito dinheiro. Além disso ter o idioma inglês é fundamental, não só durante a faculdade já que muitos livros e sites são em inglês como também durante a vida profissional, principalmente porque uma grande parte dos produtos são importados de países como China e Índia. Mas tudo isso também tem seu lado bom. Trabalhar com moda é trabalhar com infinitas possibilidades de se fazer novas coisas todos os dias e isso é muito gratificante. Quem tem esse sonho busque e se prepare tanto quanto puder, faça todos os estágios e absorva as coisas ao máximo que com certeza terão um grande futuro pela frente.




....


Amamos a sua participação Helô !!!
É visível o quanto é apaixonada pelo que faz... 
Que você colha sempre os frutos de toda essa dedicação !!
E aí meninas curtiram ??? Até o próximo post... 

Poderá gostar também de:

0 comentários