Renata Venturini, blog: Do tempo da Vovó ...

Páginas

Do tempo da Vovó ...


Antigamente, as moças começavam a montar seus enxovais de casamento desde cedo. Ainda meninas, ganhavam lençóis e tolhas em datas especiais e aprendiam a bordar, tricotar e crochetar para preparar as peças para a casa que, um dia, montariam  com o futuro marido.
Os costumes mudaram, e, hoje, comprar itens de cama, mesa e banho é tarefa para quando já se está de casamento marcado. O enxoval está mais enxuto e melhor planejado e a escolha das peças também deixou de ser exclusividade da noiva e passou a ser feita pelo casal.
Quando marquei meu casamento ainda não tinha nada, acreditam????
Comprei alguns itens básicos e como tinha bastante convidados, muitas coisas ganhei de presente ...
Ai está uma boa dica, pois na maioria das vezes ganhamos muitas coisas de cozinha repetidas, e essas peças ninguém se lembra ...
Hoje estamos vivendo tudo na maior correria, mas imaginem se pudéssemos fazer o nosso enxoval todo personalizado!!! Seria um sonho de consumo, pelo menos pra mim que amoooo tudo "combinadinho", rsrs... 
Me lembro que quando abri um presente de uma 

amiga e vi um jogo de toalhas personalizado todo bordado em ponto cruz , ameiiiiii !!! E lavo com o maior cuidado até hoje ...
E para quem tem a sorte de ter alguém prendada na família não custa investir em algumas pecinhas, que vão dar um charme todo especial a nova casa não é meninas ???




Quando começar ?!

Alguns casais preferem ir comprando as peças aos poucos, para não sentir o impacto no bolso, enquanto outros optam por adquirir tudo de uma tacada só – além de mais prático, é mais fácil de combinar.
Seja qual for a melhor opção, é preciso ficar atento ao tempo. O prazo máximo para começar, é de três a seis meses antes do casamento. Depois, com tantos detalhes da festa para cuidar, os noivos podem acabar escolhendo as peças com pressa, sem poder pesquisar preços ou encontrar itens que realmente gostam.
Também não dá para começar muito antes. A antecedência máxima deve ser entre um e dois anos. Períodos muito longos pedem cuidados especiais com a armazenagem dos tecidos para que não embolorem. É necessário abrir as peças de tempos em tempos para arejar, ou então utilizar sacos de redução de volume, fechados a vácuo, que impedem a deterioração.

Moda cama, mesa e banho ?!

E como escolher as cores, estampas e texturas do seu enxoval? Assim como acontece com roupas, é preciso buscar um estilo que combine com o casal. Para quem está começando a montar a casa, o ideal são peças brancas, cores neutras ou estampas atemporais. Peças com detalhes em renda e bordados são uma boa pedida. Pois, nunca ficam ultrapassadas e são sempre muito chiques.
Quem quiser ousar nos produtos para a cama, sair comprando jogos de todas as cores vai trazer uma grande confusão visual. Ao definir uma paleta de cores, como azul e cáqui, por exemplo, você pode escolher lençóis brancos, beges e com estampas florais ou listradas nestas cores.
Já quem procura dar um ar mais vivo nas peças de mesa e banho: atenção às cores dos azulejos e acessórios, para não correr o risco de destoar. Gostou de alguma padronagem exótica ou tecido novo, que são muito usadas ultimamente? Não tem problema, desde que exista o cuidado em relação ao estilo do casal e a paleta de cores. A moda passa, mas quem faz escolhas sensatas e bem casadas fica com a casa sempre afinada. 

Lista de enxoval básico de casamento 

Anote quais são os itens básicos de cama, mesa e banho: 

- 3 jogos de cama (fronhas, sobre-lençol e lençol com elástico)
- 2 colchas
- 1 edredom
- 3 jogos de banho (toalha de banho, rosto e piso)
- 3 toalhas de lavabo
- 2 toalhas de mesa
- 6 panos de copa
- 4 jogos americanos








Agora vamos falar um pouquinho do Enxoval Pessoal da Noiva !!!!

Eu gostaria de saber quem foi que disse que casar era fácil!!!
Fácil não é, aliás, nem um pouco. Ainda mais para nós, que na correira temos que conciliar os preparativos do casamento, com emprego, faculdade, casa, noivo, etc, etc, etc. Antigamente a mulherada crescia sendo preparada para o casamento, então esta era sua única preocupação. Elas podiam bordar seus panos de prato, pintar quadros para decorar suas casas, fazer cursos de culinária, enfim, mas as coisas mudaram e, hoje em dia, mal temos tempo para resolver as coisas básicas e temos que nos casar sabendo lavar, passar, cozinhar , afff!!!
Mas, meninas não podemos nos esquecer de uma coisa muito importante, o ENXOVAL DE LINGERIE, um daqueles itens que às vezes passa meio desapercebido durante os preparativos do casório. Engana-se quem pensa que basta correr numa loja um dia antes do casamento e comprar um monte calcinhas e ta tudo certo. A preparação das peças que irão compor o enxoval de lingerie exige uma dose de carinho e dedicação.Afinal de contas vamos começar a usa-las na lua de mel !!!!!

Confira a lista e algumas sugestões de produtos:
- 07 conjuntos de calcinhas e sutiã para o dia-a-dia
- 03 conjuntos de calcinha e sutiã para ocasiôes especiais
- 06 calcinhas avulsas
- 02 sutiãs avulsos
- 02 camisolas curtas
- 01 camisola comprida
- 01 pijama curto
- 01 pijama comprido
- 01 hobby transparente
- 01 hobby opaco
- 06 pares de meias de algodão
- 06 pares de meias sociais
- 03 maiôs ou biquinis
Meninas mais uma "diquinha" especial para nós aqui da nossa querida cidade !!! Além de sermos privilegiadas com o nosso enxoval da casa, pois quantos itens maravilhosos encontramos aqui nas lojas de artesanatos, agora vamos ter uma loja de fabrica vendendo lingeries, que vai ser inaugurada no dia 07/07/12, segundo a Lú (uma das proprietárias da confecção), elas vão estar trabalhando com kits para enxoval da noiva, não é demais!!! E com um precinho incrível...

Confiram o site para conhecer melhor:      















Até o proximo post com mais novidades!!
 Ah , algumas meninas disseram que não estão conseguindo comentar aqui no blog, comentem no facebook  mesmo, é muito importante saber se estão gostando !!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário